ACSP Presente realiza o seu nono encontro na Distrital São Miguel

Na quarta-feira (8), a Distrital São Miguel Paulista foi a sede da 9ª edição do “ACSP Presente”, que reuniu dirigentes da Associação Comercial de São Paulo, autoridades, lideranças comunitárias e empresariais para discutir os desafios e oportunidades locais para o desenvolvimento do comércio da região.

Na cerimônia, o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, reforçou o papel das Distritais como canais de diálogo e parceria entre a entidade e os empreendedores locais. “Eu queria dizer da minha alegria de estar aqui com vocês, mais uma vez, e trocarmos algumas informações. As Distritais são os olhos e os braços da Associação Comercial, estabelecendo uma via de mão dupla onde trazemos conhecimentos, mas levamos informações da comunidade”.

Napoleão Vidigueira Peixinho, superintendente da Distrital São Miguel Paulista, agradeceu a presença de todos, destacando que a ocasião é uma oportunidade para a troca de experiências e ideias entre os participantes. Durante o ACSP Presente, a Nitro Química, representada por Marcos Romanoski, diretor de Sustentabilidade, SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente) e Relações Institucionais, homenageou a Distrital São Miguel Paulista com uma placa em reconhecimento pela contribuição para o desenvolvimento da comunidade local.

“Nos sentimos honrados pelo reconhecimento do trabalho da Distrital de São Miguel Paulista por parte da Nitro Química, empresa que praticamente impulsionou o nosso bairro”, destacou Peixinho.

Douglas Formaglio, vice-presidente da ACSP e coordenador das Sedes Distritais, ressaltou a importância da presença da Associação Comercial pela cidade por meio das suas distritais. “Estamos a 23 quilômetros da nossa sede, no centro da cidade. Ou seja, se não fosse a Distrital São Miguel, por exemplo, dificilmente a nossa palavra chegaria aqui com tanta brevidade”, apontou.

Francisco Parisi, vice-presidente da ACSP e coordenador adjunto das Sedes Distritais, aproveitou o evento para reforçar o convite aos empreendedores para participarem da edição de 2025 do Natal Iluminado. “A ação é um incentivo da nossa entidade para que o comércio local e a comunidade promovam a decoração de Natal em seus empreendimentos e nas residências”.

Em seguida, foram realizados três questionamentos de empresários locais ao presidente da ACSP. A primeira, sobre as providências que a Associação Comercial de São Paulo está tomando junto às autoridades referente ao comércio ilegal de bebidas falsificadas, Ordine respondeu que a ACSP já fez um manifesto, em conjunto com outras entidades comerciais, onde solicita às autoridades uma fiscalização mais rígida da produção de destilado, requerendo que exista um setor responsável por isso.

A segunda pergunta foi sobre como a entidade pode atuar junto ao poder público para ampliar as políticas de apoio ao comércio e ao desenvolvimento de São Miguel Paulista. O presidente Ordine explicou que a presença da ACSP na região por meio da Distrital, além do evento, com a direção conversando sobre os problemas da região, já são partes dessas ações.

Por último, foi indagado sobre as iniciativas previstas para ampliar a participação das distritais na Zona Leste. Em sua fala, o presidente enfatizou a importância da região, a descrevendo como "um país com mais de quatro milhões de habitantes”. Afirmou, ainda, que a ACSP tem grande atenção pela área com as distritais São Miguel, Penha, Tatuapé e Mooca.

Por ACSP - 09/10/2025