Pedro Parente no FJE: “crises devem ser resolvidas com planejamento”

São Paulo, 9 de maio de 2024 - O ex-ministro Pedro Parente foi o palestrante convidado para a reunião do Fórum de Jovens Empreendedores (FJE), que aconteceu nesta quinta-feira (9), na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Parente deu uma verdadeira aula sobre o tema “Estratégias de Sucesso Para Liderar Pessoas e Gerir Projetos”, na Série FJE: “Encontro com Grandes Empresários”.

O ex-presidente da Petrobrás foi recebido pelo presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, ao lado do coordenador do FJE, diretor-geral da FAC e vice-presidente da ACSP, Wilson Rodrigues, e do coordenador adjunto do FJE, Daniel Clodoaldo.

Ordine fez a abertura do evento ressaltando a importância dos jovens no futuro do Brasil e a presença de palestrante, lembrando a sua trajetória vitoriosa no governo e na iniciativa privada. Wilson Rodrigues fez uma breve apresentação do convidado, destacando a sua experiência como um dos maiores gestores de crise do país.

Planejamento é indispensável

Pedro Parente abriu a palestra dizendo que a sua fama de resolver situações mais complicadas está ligada ao seu interesse pelos desafios. Citando a situação atual no Rio Grande do Sul, ele destacou a importância de algumas premissas para resolver uma crise e lembrou que, inicialmente, três são fundamentais: “Antecipar a crise; Quero resolver a crise; e Sei resolver a crise.”

Parente citou também que é importante considerarmos onde estamos, do ponto A, aonde queremos chegar, ponto B. Como chegar do ponto A a B? Princípios que valem para qualquer tipo de crise. “Aqui no Brasil se fala pouco em planejamento, necessário para todos os tipos de situação. Ir direto para a execução não funciona”, acrescenta o executivo.

Outra questão envolve a gestão da equipe dando autonomia para os colaboradores, com delegação de responsabilidades. “É importante questionar, então, se tenho a autonomia necessária para tocar o projeto”, afirma Parente.

Como “case”, ele citou o episódio do apagão, em 2001, que deixou várias regiões sem energia. Como chefe da Casa Civil de FHC, na época, ele admitiu que o governo cometeu um erro de avaliação.

Comunicação

Mas nada funciona, segundo o ex-ministro, se não houver uma gestão correta da comunicação. “Se você quer engajar e envolver as pessoas de uma organização, tem que utilizar uma comunicação, honesta e respeitosa, mesmo tendo a necessidade de passar mensagens difíceis. Além disso, é importante adequar a linguagem apropriada aos diferentes públicos, simultaneamente. Comunicação é fundamental”.

Veja as fotos do evento: flic.kr/s/aHBqjBptCg

Por ACSP