11 de julho de 2017

Com o objetivo de resolver conflitos empresariais sem processo judicial, o próximo Mutirão da Conciliação Empresarial está marcado para 07/08

O melhor caminho na solução de conflitos empresariais não é por meio de ações judiciais. Todos sabem que o Poder Judiciário é lento, custoso e nem sempre efetivo. Apenas no ano de 2015, segundo os últimos dados divulgados, a taxa de congestionamento processual na justiça brasileira foi de 72,2%, índice considerado elevadíssimo.

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) oferecem um tipo de solução mais prática, rápida e econômica: a conciliação entre as partes. Este processo, todavia, só é possível com o envolvimento de um conciliador, neutro e imparcial, para mediar a negociação e aproximar as partes na busca da solução para suas divergências. É isso o que oferece os mutirões de conciliação organizados pelas duas instituições.

Para que você possa ter noção da efetividade deste tipo de negociação, no último Mutirão da Conciliação, que aconteceu em abril deste ano, aproximadamente 100 casos de mediação foram conduzidos junto à CBMAE, e a taxa de êxito foi de expressivos 80% dos casos que compareceram. Com iniciativas como esta, empresas resolvem seus conflitos sem custos operacionais com advogados e sem o desgaste que uma ação judicial pode representar para a marca ou para o negócio.

Em 5 dias de mutirão, 100 casos de mediação foram conduzidos pela CBMAE com uma taxa de 80% de resolução dos conflitos

Segundo Guilherme Giussani, gestor do Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE) da ACSP, os mutirões podem resolver uma grande quantidade de casos em pouco tempo. "É possível discutir todo tipo de conflitos empresariais, com exceção dos conflitos trabalhistas e fiscais. No contexto atual da economia brasileira, os casos mais frequentes são justamente questões que envolvam conflitos contratuais e recuperação de crédito por parte das empresas", explica Giussani, que complementa: "Além da redução dos custos, nós colaboramos com a celeridade e segurança jurídica, pois todos os termos dos acordos são títulos executivos extrajudiciais e, o mais importante, feitos no mais absoluto sigilo."

Essa é a especialidade da CBMAE, serviço que oferece apoio especializado na busca de acordos entre as partes envolvidas em algum tipo de conflito empresarial. E os mutirões, como o que acontecerá em agosto, representam uma ótima oportunidade para que as empresas possam resolver eventuais conflitos de forma ágil e amigável.

8ª MUTIRÃO DA CONCILIAÇÃO

Entre os dias 07 e 11 de agosto acontece o 8º Mutirão da Conciliação Empresarial, iniciativa da CBMAE que tem como objetivo solucionar o maior número de conflitos possíveis nas Câmaras de Mediação e Arbitragem e nos Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual (PACEs) da Rede CBMAE.

Na oportunidade serão atendidos empresários que possuem conflitos e que desejam tentar uma solução rápida e eficiente. Podem ser inscritos problemas referentes à rescisão contratual, inadimplência, entre outros conflitos empresariais.

SERVIÇO:

Data: de 7 a 11/08
Horário: das 9h às 17h
Local: CBMAE da ACSP
Endereço: rua Boa Vista, 51, 2° Subsolo - São Paulo/SP
Contato: cbmae@acsp.com.br ou (11) 3180-3434

PARA PARTICIPAR, INSCREVA-SE AQUI E NOSSA EQUIPE ENTRARÁ EM CONTATO PARA AGENDAR SEU ATENDIMENTO.

 

Associados ACSP contam com condições diferenciadas de pagamento. Entre em contato e saiba mais.