1 de setembro de 2017

Vendas do varejo sobem 3% em agosto, revela ACSP

São Paulo, 1º de setembro de 2017. O movimento de vendas do varejo paulistano registrou uma elevação média de 3% em agosto sobre o mesmo mês de 2016. O dado é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo, que aponta alta tanto nas comercializações a prazo (3,6%) quanto à vista (2,4%).

De forma geral, diz Alencar Burti, presidente da ACSP, o comércio foi impulsionado pela melhora do quadro macroeconômico, que fortaleceu o Dia dos Pais deste ano. Ele ressalta, porém, que este crescimento não cobre as perdas de 5,3% de agosto do ano passado. “Essa é quarta alta consecutiva do varejo paulistano em 2017, o que revela que a recuperação econômica do País está se consolidando mês a mês”.

“Temos três datas comerciais fortes até o fim do ano – Dia das Crianças, Black Friday e Natal –, o que sugere continuidade do crescimento. Mas não podemos descartar as intempéries políticas, que podem prejudicar esse processo de retomada”, alerta Burti, que também é presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Em agosto, as vendas à vista e a prazo foram beneficiadas pela base fraca do ano anterior e pela conjuntura macroeconômica, mais notadamente a recuperação da massa salarial, o crescimento do salário real visto nos últimos meses, a redução inflacionária – e, especificamente nas vendas parceladas, a queda dos juros e o alongamento dos prazos.

Acumulado

Nos oito primeiros meses do ano, o movimento de vendas do comércio varejista de São Paulo caiu 1,2% na média. Trata-se de uma recuperação significativa em relação ao acumulado de janeiro a julho, quando a queda havia sido de 1,9%.

Variação mensal

Na comparação com julho deste ano, as vendas à vista (5,2%) subiram mais que as vendas a prazo (2,3%) especificamente por causa do Dia dos Pais, uma data comercial em que prevalecem presentes de menor valor, como cintos, carteiras, livros e camisas.

Histórico do Balanço de Vendas em 2017*

- Janeiro: -5,0%
- Fevereiro: -6,6%
- Março: -0,3%
- Abril : -7,5%
- Maio: 0,8%
- Junho: 1,2%
- Julho: 3,1%
- Agosto: 3,0%

*Na comparação com o mesmo mês de 2016.

O Balanço de Vendas da ACSP é elaborado com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.

 

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287 

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.