9 de junho de 2016

Você sabe o que é pitch de negócios? Veja dicas de como aproveitar melhor o tempo e divulgar seu negócio com mais efetividade

A Distrital Centro da ACSP, em parceria com a Conexão Empreendedora, realiza mensalmente encontros de empreendedores. Os eventos são intercalados com pitchs, momento em que as empresas sobem ao palco para falar sobre seus negócios a dezenas de empreendedores, fomentando assim parcerias, negócios e vendas aos participantes (confira o próximo evento aqui).

Para explicar o que é o pitch e como deve ser feito, Fernando Gaspar, CEO da Conexão Empreendedora, dá as dicas. 

PITCH DE NEGÓCIOS: O QUE É E COMO FAZER

Chegou o grande dia. Você vai subir a um palco e apresentar seu negócio para algumas – ou muitas! – pessoas. Bateu aquela ansiedade? Está suando frio e tem medo de gaguejar? Vamos lá, acalme-se. Respire fundo. Com alguns cuidados básicos, seu pitch será muito bom.

O pitch é uma técnica americana de elevator pitch que sugere que você, ao entrar no elevador, consiga, num período e 30 a 60 segundos, apresentar seu negócio à ela e convencer que ela deve agendar um café com você. Então vamos lá...

Estruture um roteiro do que você vai falar.
Essa dica é bem de experiência própria. O que é essencial falar sobre o seu negócio? Seja objetivo. O passo seguinte é montar a ordem da fala. Como por exemplo:

- Seu nome
- Nome da sua empresa
- Ramo de atividade
- O que você soluciona
- Seus diferenciais
- E claro entregar um cartão de visitas à ela para agendar uma conversa futura.

Quem vai assistir à apresentação?
É pra lá de importante saber quem vai ver o seu pitch. É um público que não sabe nada sobre o seu negócio? Sabendo qual é o público, pense no tipo de palavras que você pode usar, seja o mais simples possível em sua explicação, sem usar palavras técnicas, números, etc.. Dedique alguns segundos para situar o público

Quanto tempo tenho?
O tempo de um pitch varia muito de um lugar para outro, mas geralmente são de 30 segundos à 5 minutos, isso muda de acordo com a quantidade de pessoas e o tipo de evento.

Esqueça o blá-blá-blá
Cada segundo é importante e pode fazer diferença no final – especialmente se você estiver atrasado no que precisa falar. Não é necessário gastar parte do seu tempo agradecendo todo mundo e dizendo o quanto é importante estar ali. Vá direto ao assunto!

Espero que as dicas sejam úteis para o seu próximo pitch ou apresentação. Caso queira conhecer um pouco mais veja o vídeo abaixo sobre pitchs.

E lembre-se o pós venda é muito importante, caso você seja daquelas pessoas que vão em feiras e eventos e no dia seguinte está com um monte de cartões na mesa sem saber o que fazer, veja uma dica pra lá de especial para potencializar seus resultados. Confira no vídeo abaixo.

 

Fonte: Conexão Empreendedora